23 de julho de 2019

Eurotrip 2019: relatos de uma viagem - Segunda Parte: Sintra

No segundo dia em Portugal pegamos um trem até Sintra. Passeio imperdível. Uma pequena cidade encrustada em um vale de montanhas. Parece que fora desenhada, mas há quase mil anos atrás!
A arquitetura preservada combinada com a natureza proporciona uma beleza incrível. Fomos a pé da estação de trem ao centro (no caminho vários guias tentam te persuadir a fazer uma excursão, que vai de 25 euros à 70 euros! Na minha opinião não vale a pena. Fizemos a pé, pegamos o ônibus que tem um ticket que vale para o dia inteiro).

No centro se encontra o Palácio Nacional de Sintra, que foi o Palácio Real Português até o fim da monarquia (1910). Já na entrada a vista para o restante da cidade é muito bonita. Ao entrar podemos conhecer como era vida da monarquia portuguesa. Vários salões ornamentados, quartos e objetos de decoração de época. Da minha parte achei muito interessante a cozinha, onde pude imaginar como seriam preparados os banquetes reais na época.

De manhã ainda optamos por ir até o Castelo de Sintra (Castelo dos
Mouros). Esse foi um dos pontos altos da viagem! Construído em um rochedo durante a invasão muçulmana no século VIII, foi sendo reconstruído no decorrer do tempo. Além de vestígios antigos, apresenta uma vista deslumbrante de toda a região. É uma viagem direto ao passado, remontando à Idade Média. É impressionante a forma como o castelo foi construído (praticamente "pendurado" nas pedras).

Na volta resolvemos almoçar ao lado da estação de trem. Era tarde para o almoço (15:30 p.m.), mas mesmo assim o simpático garçom conseguiu improvisar um almoço para nós - além da indicação de um delicioso vinho branco português!

No outro dia nos despedimos de Portugal com uma vontade de ter ficado mais. Teríamos ainda uma breve passagem por Porto na volta ao Brasil. Nas conversas que tivemos com portugueses e brasileiros que encontramos por lá, a constatação do porquê Portugal se tornou uma das principais rotas de turismo na Europa e destino de muitos brasileiros e estrangeiros: belas paisagens, história viva, bons vinhos e ótima gastronomia. Mas principalmente, muita qualidade de vida. Educação, saúde e segurança públicas de qualidade. Algo que em nossa realidade está muito distante.

Trilha Sonora: Wilco "You and I"